CADASTRE-SE(ESQUECI MINHA SENHA)


  

Sobre o LEMI

Laboratório Especial de Micologia: nossa missão e contribuições na área de Micologia Médica

O Laboratório Especial de Micologia-LEMI foi fundado em 1994 com a missão de contribuir para a formação de recursos humanos e produção de ciência de classe mundial na área de Micologia Médica, com foco em micoses oportunísticas, em especial infecções invasivas por Candida spp, Trichosporon spp, Aspergillus spp e Fursarium spp.

Ao longo de sua trajetória, a equipe do LEMI tem coordenado e/ou participado de diversos estudos multicêntricos com o objetivo de caracterizar a prevalência de diferentes micoses oportunísticas, sua história natural, bem como validar novas estratégias diagnósticas e terapêuticas para redução de morbidade e mortalidade de infecções fúngicas.

Contamos com uma equipe multiprofissional, incluindo biomédicos, farmacêuticos, biólogos e médicos que atuam de forma sinérgica e integrada em nossos projetos de educação continuada envolvendo alunos de graduação e especialistas de diferentes áreas do saber, formação pós-graduada de egressos de diferentes cursos na área de saúde(oferecemos programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado), assim como de projetos de pesquisa na área de micoses oportunísticas. Até dezembro de 2022, o LEMI formou um total de 49 mestres, 20 doutores e 14 pós-doutores na área de Micologia Médica, além de ter oferecido cursos de treinamento técnico especializado a mais de 500 profissionais da área de saúde, de diferentes partes do Brasil e América Latina, interessados em ampliar sua formação nesta área do conhecimento.

  

 

O LEMI conta com inúmeras colaborações com diferentes centros no Brasil e exterior para a formação de alunos de pós-graduação como também para a realização de projetos de pesquisa nas áreas mencionadas. Da mesma forma, temos parceria com o Ministério da Saúde, Centros de Controle de Doenças dos EUA e Organização Mundial de Saúde em programas de capacitação profissional na área de resistência a antifúngicos, bem como na caracterização da epidemiologia e mecanismos moleculares envolvidos com resistência a antifúngicos.

 

Por final, atuamos na área de extensão participando de programas de capacitação do SUS para o atendimento a pacientes com micoses invasivas, colaboramos com o Ministério da Saúde e ANVISA na produção de normas técnicas e ações de controle de surtos por Candida auris no Brasil. Vale ainda mencionar a ativa participação da diretoria científica do LEMI na formulação de documentos de diretrizes nacionais e internacionais para o atendimento a pacientes portadores de micoses invasivas.


  

O ataque silencioso dos fungos


 
 
  

O Cenário de micoses invasivas no Brasil


 
 

  

Como reduzir mortalidade em candidemia


 
 
  
  


São Paulo / São Paulo - Brasil